À medida que a indústria de viagens começa a recuperar da pandemia da COVID-19, diferentes partes do mundo recuperarão em diferentes alturas e a diferentes velocidades. E como será a recuperação das Agências de Turismo?

O primeiro passo mais comum será o turismo doméstico. Em qualquer parte do mundo, esta fonte de receita retornará muito mais rapidamente do que as viagens internacionais. O marketing para o turista  domésticos e no rescaldo do coronavírus exigirá criatividade e uma mudança de estratégia, mas é o caminho para a recuperação das agências de turismo.

Este guia oferece conselhos para ajudar cada agência de turismo nas várias etapas do seu processo de recuperação. Quer ainda esteja em confinamento, ou se preparando para o levantamento das restrições, aberto para viajantes domésticos ou a preparar-se para a abertura das fronteiras internacionais, existem várias ideias que pode pôr em prática em sua agência para atrair viajantes e recuperar receitas.

 

1. Quarentena: como se reorganizar e se preparar para a recuperação das agências de turismo

Por todo o mundo, diferentes países estão em diferentes fases de recuperação da COVID-19. As viagens encontram-se restritas a vários níveis e a sociedade está tentando voltar a um estado de “normalidade”.

Pode parecer um caso desesperado, com poucas opções ao seu dispor, mas existem muitas coisas que pode fazer para ajudar a manter o seu negócio. Durante este confinamento forçado é o momento ideal para revigorar o negócio, experimentar coisas novas e garantir que se entre na fase de recuperação com o pé direito.

1.1 Mantenha a comunicação e relação com os seus clientes

Pode não ter muitas pessoas querendo viajar agora, mas o que não falta pelo mundo afora são viajantes, pessoas que trabalham o ano todo pensando nas férias tão sonhadas, e muitos dos quais já compraram uma passagem ou outro produto em sua agência antes! Pode fazer várias coisas para manter e cultivar a atual relação com os seus clientes:

  • Entre em contato com clientes passados com ofertas de fidelização (crie um programa de fidelização se não tiver um) para garantir o máximo de negócio futuro.
  • Mantenha a relevância da sua marca ao interagir com seus clientes nas redes sociais ou faça parte de atividades locais em prol da comunidade. Pode oferecer aulas virtuais com dicas de viagens ou como acumular milhas todas as semanas.
  • Explore a sua criatividade para estimular a receita atual e crie oportunidades localmente – por exemplo o serviço de transporte rodoviário.
  • Crie diferentes cadeias de e-mails para clientes que cancelaram um bilhete devido à COVID-19, clientes fiéis e potenciais clientes. Mantenha-os informados da resposta da sua agência de turismo à atual
    pandemia e da resposta na sua comunidade.

1.2 Atualize e otimize o site da sua agência de turismo

Se foi sempre algo que sempre planejou fazer, mas nunca teve tempo, aproveite agora. O seu site será essencial para obter futuras receitas.

  • Crie artigos em seu blog que falem da retomada do turismo. Os seus clientes estarão mais preocupados com as condições de reabertura em cada cidade. Aborde isto para oferecer maior tranquilidade no
    que toca à segurança da sua viagem.
  • Crie vídeos para usar como marketing no seu site ou redes sociais.
  • Conecte-se às suas redes sociais para facilitar o acesso dos seus clientes ao seu site.
  • Envie e-mails para os seus clientes para mate-los a par de ofertas e promoções de reabertura.
  • Integre o Google Maps, Facebook Pixel e Google Analytics no seu site para poder acompanhar o movimento.
  • Atualize a informação do seu site com o seu renovado compromisso para com a segurança dos viajantes. Não se esqueça de promover como destino a cidade onde sua agência está localizada. Utilize o blog para
    apresentar tudo o que o seu destino tem para oferecer aos seus clientes, incluindo a lista de serviços locais, tal como, serviços de saúde.

Consolide e reveja os processos de back-end

É importante que tudo funcione bem, para se manter competitivo quando a procura retornar. Se alguns dos seus processos estão desatualizados ou se pensa que falta algo, agora é a hora perfeita para reavaliar.

  • Simplifique o processo de vendas com um site e sistema de reservas on-line modernos. Um exemplo disso é o sistema MOBLIX, que permite a de diversos produtos de turismo, inclusive de passagens com milhas.
  • Adapte o seu plano de marketing ao novo mundo que nos espera – aumento do volume doméstico, mudanças de preferências dos viajantes e ofertas mais diversas.
  • Comece já a planear a sua distribuição para 2021 – Qual o público-alvo? Como atrair? Como determinar preços? O que fazer para se destacar? Consegue criar novos pacotes e promoções?

Certifique-se de que utiliza um sistema de gestão para agências de turismo em nuvem

Se a sua equipa de vendas está, neste momento, trabalhando de casa, estará extremamente limitada sem um sistema de gestão de reservas em nuvem, que lhes permita gerir a agência de viagens remotamente.

Lembre-se ainda de utilizar os dados dos clientes registrados em seu sistema como base para as promoções de marketing durante a fase de recuperação e otimização de comunicação com os clientes.

Se procura um sistema de gestão e vendas adequado para sua agência de viagens, pode encontrá-lo através do site da MOBLIX.

 

2. Reinício doméstico

Quando os viajantes domésticos voltarem a viajar, sua agência deverá ter um plano de ação para os atrair. Para criar este plano, você deverá compreender exatamente quem são estes viajantes e o que procuram em suas viagens.

Para saber quem poderá visitar o seu site e como dar resposta às suas necessidades será necessário um conhecimento profundo dos perfis de viajantes e dos tipos de viagens. É fácil dividir estes viajantes entre lazer e negócios ou um pouco de ambos. Porém, para uma melhor análise, são necessários mais detalhes e mais dados. Existem muitos tipos de viajantes, com expectativas e preferências diferentes e deve saber como conquistá-los.

Para além disso,deve estar equipado para proporcionar-lhes uma experiência que apague a memória da pandemia e lhes relembre as alegrias de viajar.

Perfis de viajantes

Pode já conhecer o seu cliente ideal – uma representação do público-alvo da sua agência de turismo. No entanto, neste atual mundo instável, deverá estar ciente de todos os tipos de viajante a que pode atrair.

O seu cliente ideal poderá agora ser muito diferente do que era há seis meses, especialmente com os viajantes internacionais fora do seu alcance.

Alternativamente, considere os seguintes viajantes para as futuras viagens pós COVID-19:

  • Casais em busca de escapadelas românticas;
  • Reservas de última hora com base na flexibilização das restrições;
  • Viajantes que possam estar financeiramente afetados pela pandemia, mas que ainda procuram escapar.

 

3. Volta ao trabalho

Permaneça conectado e procure novos canais

Sete em dez viajantes recorrem a agências de viagens on-line (OTAs) na fase de pesquisa da sua viagem, independentemente de reservarem através destas. É fundamental que seja tão ou mais visível do que a sua concorrência local. Sites universais comuns, como o Trivelo.com.br, serão tão relevantes como sempre foram até aqui, mas sites mais pequenos
poderão deixar a sua marca no clima atual. Os viajantes pesquisarão bastante para encontrar as melhores ofertas.

Otimize as vendas online

Fortaleça o seu perfil nas redes sociais ao máximo para encorajar os viajantes a visitar o seu site. Você precisa ter um site otimizado para dispositivo móvel, visto que muitos viajantes reservam agora através do seus smartphones. Para maximizar o impacto do site da sua agência de viagens, considere o criador de sites MOBLIX.

Readapte a sua mensagem

Será necessário rever o seu conteúdo de marketing para garantir que não perde tempo e espaço com publicidade desadequada. Se as viagens internacionais não são uma opção viável para a sua região num futuro próximo, pense em concentrar os seus esforços no mercado doméstico, até se sentir mais confiante para atrair reservas internacionais novamente. Isto significa que o seu e-mail, site e contas de redes sociais devem sofrer uma remodelação para a sua nova campanha doméstica. Deverá modificar a sua mensagem, ofertas e garantias para apelar às novas necessidades dos viajantes neste mundo pós COVID-19.

Ajuste os preços

A economia global foi afetada significativamente pela COVID-19.

Embora as suas estratégias tradicionais de preços não sejam aplicáveis, ainda existem bastantes oportunidades de receita, se acertar nos preços.

Os viajantes domésticos poderão concentrar-se em viagens econômicas e procurar ofertas de última hora.

Por outro lado, lembre-se de que alguns viajantes não foram economicamente afetados, logo não reduza demasiado os preços. Tenha isto em atenção quando determinar as suas tarifas.

Também é importante manter-se a par das tarifas da concorrência, para não vender nem muito acima nem muito abaixo dos preços praticados. São essenciais dados do mercado em tempo real.

Saiba também que muita coisa mudou com a pandemia, inclusive os direitos dos viajantes.

Pondere as suas políticas

Enquanto as pessoas estão se ajustando ao novo normal, poderão optar por viagens mais curtas ou ter de cancelar ou alterar planos à última hora. Para dar mais confiança a potenciais viajantes, pondere moderar algumas das suas políticas, tal como a política de cancelamento remarcação de voos, para permitir maior flexibilidade. Isto poderá também ajudar a atrair mais viajantes.

Monitore tendências sazonais

Com o coronavírus desestabilizando todas as agendas, muitos viajantes não terão realizado as suas viagens planeadas ou férias anuais. Isto significa que todos os que estão ansiosos pelas férias de final de ano não vão querer perdê-las por nada. Tenha em consideração a mudança das férias escolares.

Otimize e reforce o seu conteúdo

Quando pensa em pesquisas que os viajantes possam fazer no Google, estas refletem o conteúdo do seu site ou anúncios nas agência de viagens on-line?

Por exemplo: “Passagens para (cidade)”, “coisas para fazer em (cidade/localidade)” ou “como chegar a (atração)”. Isto é informação que deve trabalhar no seu conteúdo, especialmente no seu site. Crie páginas personalizadas ou um blog para incluir palavras-chave que os viajantes procurarão relativamente à sua localização. Quanto mais informação disponibilizar, maior a probabilidade de encontrarem o site da sua agência. Se publicar artigos ou atualizações, compartilhe-os sempre nas redes sociais com um link direto para o seu site.

Alcance um público maior

Otimização SEO e divulgação nas redes sociais são um bom ponto de partida mas, caso tenha orçamento para isso, a publicidade paga poderá ajudá-lo muito. Utilize os anúncios do Facebook e Instagram para alcançar os grupos de viajantes que acredita serem os mais adequados para a sua agência e intensifique os anúncios para alcançar um maior número de pessoas.

No Facebook, você tem controle sobre quanto deseja gastar. Pode anunciar no Google AdWords, que geralmente opera um modelo de pagamento por clique.

Receita extra

Ofereça aos seus clientes serviços extra cobráveis. Por exemplo, ingressos para eventos. Outra opção é oferecer serviços de transfer do aeroporto, se ainda não o faz. Seja criativo ao pensar em formas de aumentar as suas reservas e receita.

Prepare-se para as viagens de negócios

Algumas empresas e órgãos do governo possuem a necessidade de viajar novamente, e este mercado pode ser bastante valioso e consistente. Os viajantes de negócios procuram acima de tudo conveniência. Muitas vezes, estas viagens são também uma oportunidade para o viajante de negócios levar consigo parceiros ou familiares, o que tem aumentado a sua popularidade.

Quer saber mais sobre esse assunto e sobre a recuperação das agências de turismo? Veja esse outro artigo: Documento identifica o impacto econômico da covid-19 e faz propostas para o turismo brasileiro.

 

Venda passagens com milhas

A MOBLIX criou Plataforma para Agências de Viagens Online (OTA) para que as agências de viagens possam vender bilhetes aéreas com milhas, além dos demais produtos tradicionais (pacotes, aluguel de carros, reserva de hotéis e etc.).

A MOBLIX é uma plataforma (SaaS) de e-commerce altamente personalizável que permite às Agências de Viagens terem, de forma simples, fácil, segura e escalável, uma loja online de baixo custo e alta qualidade, para venda de bilhetes aéreos, inclusive por meio das milhas, além dos demais produtos tradicionais (pacotes, aluguel de carros, reserva de hotéis e etc.

Diferente de outras plataformas, as agências de viagens não precisam ter conhecimentos técnicos para começar a utilizar a plataforma MOBLIX, e nem para fazer alterações que o dia a dia da operação online exige.

Quer saber mais? Entre em contato com a MOBLIX.

Com informações: Viajante Legal

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