Quando você decide vender na internet surgem muitas dificuldades e dúvidas. Isso é muito comum e até natural. Uma das principais perguntas para quem deseja montar sua loja virtual, principalmente se for especializada no mercado de turismo, é: Qual a melhor plataforma de e-commerce para o meu negócio? Para te ajudar na escolha da melhor plataforma de ecommerce para o turismo, elaboramos esse manual definitivo com as melhores soluções em 2020.

O comércio em geral foi muito afetado pelo isolamento social causado pelo novo Coronavírus (COVID-19). Por isso, a procura por plataformas de lojas virtuais está cada vez maior!

Existem diversas maneiras de se montar uma loja virtual. Você pode, por exemplo, criar um ecommerce no WordPress ou até mesmo desenvolver pessoalmente a sua própria página. Mas é claro que essa não é a melhor opção. A maneira mais prática, rápida e fácil de obter um resultado de alta qualidade é utilizar uma plataforma de ecommerce.

Pensando nisso, fizemos um levantamento das melhores plataformas de ecommerce do Brasil. Para te ajudar nessa jornada, criamos este manual para esclarecer todos os pontos importantes para que você tenha uma loja virtual de sucesso.

 

O que é uma plataforma de ecommerce?

As plataformas de ecommerce permitem a criação e gestão de uma loja virtual. Geralmente elas são comercializadas no modelo de assinatura mensal, por isso também são conhecidas como SaaS (um sistema comercializado no modelo de assinatura mensal).

A vantagem dessas ferramentas é que você não precisa ter experiência, nem formação técnica ao para montar a sua loja virtual — como configurar o código-fonte do site e sua hospedagem. No geral, as ferramentas de ecommerce são consideradas como sendo simples e de fácil utilização.

Dentre as possibilidades de configuração mais comuns, destacam-se: customização do layout, inclusão de produtos (fotos e descrições), gerenciamento de  formas de pagamento, integração com ferramentas de marketing e composição avançada de SEO.

Ao escolher uma plataforma de e-commerce para o seu negócio, é crucial notar se ela oferta recursos básicos para que uma loja virtual funcione bem. Logo, reflita sobre:

  • Layouts: além da personalização de layouts, você conseguirá adicionar banners rotativos com produtos em destaque?
  • Gateways de pagamento: a plataforma de e-commerce tem integração com os maiores do mercado, como PagSeguro e Vindi?
  • Promoções: a criação de cupons de desconto é fácil? Afinal, esta é uma das principais iniciativas para atrair e fidelizar clientes.
  • Páginas de conteúdo: você poderá desenvolver uma página Sobre Nós (de conteúdo institucional) e uma FAQ (para apresentar e resolver as perguntas frequentes dos seus consumidores)?

Caso queira conhecer mais mecanismos que uma plataforma de e-commerce pode proporcionar, conheça os recursos da MOBLIX. Aproveite o plano completamente grátis e monte sua loja virtual hoje mesmo!

 

O que é um SaaS?

SaaS (ou Software as a Service) é um modelo de distribuição e comercialização de um software. Para facilitar o entendimento, dois exemplos clássicos SaaS são a Netflix e o Deezer. Por meio de uma mensalidade pré-paga, ambas disponibilizam infraestrutura e tecnologia ao usuário em seus respectivos nichos.

Através de sistemas prontos — que não exigem nenhum tipo de conhecimento técnico em programação —, um SaaS permite que o cliente customize, gerencie e, muitas vezes, integre seu perfil a outros sistemas.

Uma vantagem desse modelo diz respeito à manutenção. No SaaS, a atualização e evolução da ferramenta fica por conta da empresa. Dessa forma, o usuário não precisa se preocupar com eventuais melhorias e evoluções do sistema.

 

Como escolher uma boa plataforma de ecommerce?

Existem muitas soluções no mercado. A tecnologia muda o tempo todo, de forma rápida, e por isso é necessário estar sempre atualizado sobre a melhor solução que atende a sua necessidade.

Pensando nisso, preparamos uma lista com algumas características que são fundamentais para uma plataforma de e-commerce.

 

1. Planos e preços da plataforma de ecommerce

Um dos primeiros fatores a se considerar ao avaliar uma plataforma de e-commerce é o custo da sua mensalidade. Analise se ela cabe no orçamento da sua empresa, e e se o plano escolhido atende todas as necessidades do seu negócio — desde recursos e atendimento a integrações e segurança do servidor.

Se você está iniciando o seu negócio agora, confira se a plataforma de e-commerce escolhida oferece escalabilidade entre os planos— ou seja verifique se você pode começar pelo plano mais acessível e trocá-lo conforme o crescimento e faturamento da empresa.

 

2. Pageviews ilimitadas

Muitas plataformas de e-commerce cobram por pageviews. Pageviews nada mais são do que visitas que a sua loja virtual recebe. Por isso, atente-se a essa modalidade de assinatura para não desestabilizar o planejamento financeiro de um mês para o outro.

Por exemplo: imagine se, a partir de uma campanha de marketing no Instagram, você recebe muitos acessos no seu site, mas pouquíssimas conversões? Seria prejuízo na certa!

No caso das plataformas de ecommerce específicas para agências de viagens, é necessário verificar se elas cobram por requisição, ou quantidade de pesquisas de passagens, pacotes e etc.

Além disso, observe se a plataforma de e-commerce cobra conforme a quantidade de produtos cadastrados. Caso você tenha uma grande variedade de produtos, como os ingressos e pacotes de viagem,  provavelmente essa não será uma boa opção para o seu negócio.

3. Velocidade e usabilidade da plataforma e do site de ecommerce

Quando pensamos em alta performance, é primordial considerar a velocidade de um site e se ele possui uma interface bonita intuitiva.

No que diz respeito à usabilidade, é importante notar se a plataforma de e-commerce permite a personalização do template, como cores, menus, seções e banners. Além disso, é necessário verificar se ela é responsiva, ou seja, se pode ser utilizada em dispositivos móveis. Segundo dados da Statista, mais de 95,5 milhões de pessoas se tornaram usuárias de mobile no Brasil em 2018 (e esse número só tende a aumentar).

 

4. SEO da plataforma de ecommerce

Uma das melhores formas de atrair visitantes para o seu site é por meio de técnicas de SEO. Por isso, gerar tráfego orgânico para a sua plataforma de e-commerce deve ser um dos principais objetivos do negócio online.

A grande maioria dos usuários, quando querem fazer alguma compra online, recorrem ao Google para fazer sua pesquisa.

Assim, para que, a longo prazo, você alcance as primeiras posições em resultados relacionados ao seu nicho, é essencial que a sua plataforma de e-commerce esteja otimizada para os mecanismos de busca (SEO).

Para tal, perceba se a plataforma de e-commerce oferece opções para modificar títulos, descrições e URLs e torná-las mais amigáveis, com palavras-chave relacionadas ao seu segmento.

 

5. Integrações da plataforma de ecommerce

Provavelmente, ao evoluir como um negócio rentável, sua loja virtual precisará de ferramentas extras além da plataforma de e-commerce. Assim, é primordial compreender se ela possui integrações de simples acesso.

Dentre as associações mais utilizadas, destacam-se:

  • Google Analytics: ideal para analisar a audiência do seu site (idade, gênero, localização e intenção de compra, por exemplo) e criar estratégias mais eficazes;
  • Facebook Pixel: O Pixel do Facebook é um trecho de código JavaScript que, quando inserido no seu site, permite rastrear determinados comportamentos dos usuários dentro das suas páginas. Você pode criar o seu pixel dentro do Gerenciador de Anúncios do Facebook Ads, mas é preciso ter uma conta no Facebook para acessar esse recurso;
  • Chats online: indicados para equipes se comunicarem com visitantes do site e tirarem dúvidas on-time. O chat deve ser, preferencialmente, no whatsapp;
  • Canais de venda: como marketplaces e redes sociais, já explicados anteriormente.

 

Plataforma de ecommerce para o mercado de turismo

Apesar da pandemia, esse é um mercado que ainda pode crescer. Ele é impulsionado pelo desejo de viver experiências — e com as medidas de isolamento social o turismo encontra no e-commerce o canal ideal para impactar públicos cada vez mais segmentados.

No primeiro semestre de 2019, segundo a 40ª edição do relatório Webshoppers da Ebit, o comércio digital brasileiro alcançou R$ 26,4 bilhões em vendas e 65,2 milhões em volume de pedidos — respectivamente 12% e 20% a mais que o período anterior.

Por isso podemos afirmar: quem deseja trabalhar com o turismo precisa ter um site de qualidade. E o SaaS é uma ótima opção, visto que não exige conhecimentos técnicos do empreendedor.

 

Qual é a melhor plataforma de ecommerce?

Se o seu objetivo é atende ao mercado de turismo, ao nosso ver,  a melhor plataforma de e-commerce é a MOBLIX. Entretanto, como zelamos por comunicação justa, a seguir falaremos das vantagens e desvantagens da MOBLIX e outras duas plataformas: Wix e o Nuvemshop. Acompanhe!

A MOBLIX é uma plataforma (SaaS) de e-commerce altamente personalizável que permite às Agências de Viagens terem, de forma simples, fácil, segura e escalável, uma loja online de baixo custo e alta qualidade, para venda de bilhetes aéreos, inclusive por meio das milhas, além dos demais produtos tradicionais (pacotes, aluguel de carros, reserva de hotéis e etc.

Diferente de outras plataformas, as agências de viagens não precisam ter conhecimentos técnicos para começar a utilizar a plataforma MOBLIX, e nem para fazer alterações que o dia a dia da operação online exige.

 

Plataforma de ecommerce MOBLIX

A MOBLIX é a única plataforma do Brasil especializada no mercado de turismo. É uma plataforma de e-commerce robusta e flexível, que permite fácil integração com as principais fornecedores do mercado de turismo e demais soluções do ecossistema.

Trata-se de uma plataforma específica para Agências de Viagens Online (OTA) para que as agências de viagens possam vender bilhetes aéreas com milhas, além dos demais produtos tradicionais (pacotes, aluguel de carros, reserva de hotéis e etc.).

Vantagens

Dentre os muitos benefícios da plataforma de e-commerce MOBLIX, destacam-se: preços acessíveis, ampla possibilidade de customização do template, servidor Azure, requisições e visitas ilimitadas,  integração com os grandes players do mercado — tanto com gateways de pagamento (PagSeguro e Vindi), quanto com fornecedores de turismo (Kayak, Booking.com, Hotel Urbano, Decolar, RCA Turismo, Rodoviária Online).

Além disso, possui integração com outras ferramentas, como Google Analytics, Facebook Pixel e e-mail marketing.

Outra vantagem da MOBLIX é o suporte especializados para resolver suas dúvidas. Ele é feito por chat dentro da ferramenta ou por email (90% dos emails são respondidos no mesmo dia).

A MOBLIX concede um aplicativo gratuito (Android e iOS) para que você possa administrar o seu negócio de qualquer lugar.

Com a MOBLIX , todos os seus canais de venda, desde marketplaces e redes sociais à sua loja física, estarão reunidos em um só ambiente digital. Se você deseja ter flexibilidade e autonomia para gerir o seu negócio, comunicar a identidade da sua marca com alta qualidade e contar com auxílio e atenção durante toda a sua trajetória de crescimento (inclusive com planos diferenciados, como o Avançado), essa é a ferramenta ideal!

Outro diferencial da MOBLIX é a possibilidade de vender passagens com milhas. Esse é um grande diferencial, já que muitas vezes a passagem emitida com milhas é bem mais barata que a tradicional, podendo chegar a até 99% de desconto!

Confira mais vantagens da plataforma de e-commerce MOBLIX no vídeo abaixo:

Desvantagens

Para planos de entrada, a plataforma de e-commerce MOBLIX oferece suporte ao cliente apenas por chat e-mail — atendimento em horário comercial via WhatsApp está disponível a partir do plano Profissional.

 

Plataforma de ecommerce Wix

Idealizada e criada por Avishai Abrahami, Nadav Abrahami e Giora Kaplan, a Wix alcançou rápido o sucesso: três anos após sua fundação, em 2009, a empresa chegou à marca de 1 milhão de usuários — especialmente como um espaço virtual de produção de conteúdos.

Atualmente está presente em +190 países e possui escritórios nos Estados Unidos e em Israel (país onde foi lançada). Oferece uma plataforma para criação de sites — em HTML5 e mobile — sem a necessidade de conhecimentos técnicos.

Vantagens

A Wix, desde o primeiro contato, impacta pelo seu visual atraente. Seu plano de entrada é gratuito e disponibiliza 500MB de armazenamento em nuvem. Os recursos iniciais são simples, mas o construtor de sites é intuitivo com o seu formato “arraste-e-solte”.

A plataforma de e-commerce Wix dispõe de +500 temas, contudo, grande parte é pago. Outra ferramenta que se destaca é a Web App Market, um espaço digital que permite a compra de +200 aplicativos, como recuperador de carrinhos, por exemplo.

Desvantagens

Mesmo com as vantagens apresentadas anteriormente, a Wix não é uma plataforma especializada em e-commerce para agências de turismo e, sim, em criação de sites em geral.

Em sua versão gratuita, muitos anúncios externos são exibidos nas margens laterais, o que pode obstruir o design da sua loja virtual. Por não ser uma empresa brasileira, não apresenta integrações com softwares locais.

Outro aspecto bastante negativo é a lentidão e a instabilidade do serviço. Por conta do seu crescimento frenético, a qualidade e a manutenção da plataforma de e-commerce se tornaram falhas.

 

Plataforma de ecommerce Nuvemshop

Na nuvemshop você poderá criar sua loja online para vender produtos ou serviços de forma rápida e prática, além de ser possível personalizá-la exatamente como preferir.

Vantagens

Com a NuvemShop, você pode ter acesso a vários diferenciais. Além disso, a Nuvem tem dashboards e um painel de aplicativos muito importante para fazer integrações com redes sociais e ferramentas de performance e conversão. Com essa plataforma, é possível vender inclusive em marketplaces, se essa opção também for considerada pela sua empresa.

Desvantagens

É uma plataforma genérica, que atende qualquer mercado. Não é especializado em vendas para o mercado de turismo, e nem tem integração com os principais fornecedores.

 

Plataforma de ecommerce Tray

A Tray é uma das mais conhecidas plataformas de ecommerce no mercado. Eles oferecem todos os sistemas e recursos que você precisa em um único local, desde ferramentas de email marketing, frete, certificados de segurança à seu próprio aplicativo para dispositivos móveis e loja de aplicativos que podem ser integrados à plataforma.

A desvantagem é a limitação de visitas, ou pageviews em quase todos os planos.

Além disso, é uma plataforma genérica, que atende qualquer mercado. Não é especializado em vendas para o mercado de turismo, e nem tem integração com os principais fornecedores.

 

Plataforma de ecommerce Loja Integrada

Não poderíamos deixar  de contemplar a Loja Integrada em nossa lista.

Ela permite que você crie seu ecommerce rapidamente e apresenta como um diferencial sua própria loja de aplicativos e temas, onde seus clientes podem facilmente encontrar soluções adicionais que podem ser integradas à plataforma, como ferramentas para atendimento, gateways de pagamento, sistemas para frete, entre outras.

A Loja Integrada conta com diversos planos, inclusive um inteiramente grátis, que permite que você já crie sua loja virtual antes de decidir se irá pagar pelos recursos adicionais dos planos planos.

A desvantagem é a limitação de visitas, ou pageviews em quase todos os planos, e o fato de ser uma plataforma genérica, que atende qualquer mercado. Não é especializado em vendas para o mercado de turismo, e nem tem integração com os principais fornecedores.

Por que MOBLIX é a melhor plataforma?

Apresentamos, de forma objetiva, três das melhores plataformas de e-commerce disponíveis em 2020. Esperamos que este manual sobre plataformas de e-commerce tenha resolvido todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Empreender hoje é ser digital. Portanto, não estar presente nos canais de venda online, especialmente com uma loja virtual, é sinônimo de perder inúmeras visitas e oportunidades de conversão.

 

Venda passagens com milhas

A MOBLIX criou Plataforma para Agências de Viagens Online (OTA) para que as agências de viagens possam vender bilhetes aéreas com milhas, além dos demais produtos tradicionais (pacotes, aluguel de carros, reserva de hotéis e etc.).

A MOBLIX é uma plataforma (SaaS) de e-commerce altamente personalizável que permite às Agências de Viagens terem, de forma simples, fácil, segura e escalável, uma loja online de baixo custo e alta qualidade, para venda de bilhetes aéreos, inclusive por meio das milhas, além dos demais produtos tradicionais (pacotes, aluguel de carros, reserva de hotéis e etc.

Diferente de outras plataformas, as agências de viagens não precisam ter conhecimentos técnicos para começar a utilizar a plataforma MOBLIX, e nem para fazer alterações que o dia a dia da operação online exige.

Quer saber mais? Entre em contato com a MOBLIX.

Leave a Reply